O que são os QR Codes?
11
novembro
2012

Todos já estão acostumados em ter o código de barras presente no dia a dia, ocupando espaços em embalagens de produtos nos mercados, faturas de banco e até servindo como identificadores.


Apesar de facilitar tanto a vida, o código de barras tem uma série de limitações que variam desde capacidade de armazenamento de informações até a variação de formatos e tamanho.

Para sanar essas limitações a tecnologia evoluiu seu formato para esse:



Esta imagem se trata do tal QR code, o novo modelo de código de barras bidimensional e muito simples. O termo QR vem de Quick Response, que em inglês significa resposta rápida, exatamente o objetivo do produto, ser um objeto de fácil decodificação e em alta velocidade.

Neste espaço podem ser armazenadas quantidades bem maiores de caracteres do que o simples código de barras.

Existem também inúmeros padrões de leitura e de impressão, todos adequados à profundidade de leitura e precisão de equipamentos diferenciados.

Embora ele tenha sido criado com o propósito original de identificar carros, a sua capacidade de armazenamento variada permite novas ações globais, como etiquetagem dinâmica de itens e até mesmo o transporte de dados.

Imagine a sua identidade em formato digital, contendo seus dados de nascimento, país de origem e tudo mais. É um futuro nada distante.

Grandes empresas já preparam seus clientes para esse futuro, lançando anúncios codificados em forma de códigos QR, geralmente guardando links de internet, esperando que você os interprete com seu celular.

Achou isso uma viagem? Acredite, não é nem metade da história. Artistas já utilizam o novo formato e suas capacidades e especificidades para criarem gravuras, composições como rostos, formas geométricas e muito mais, e até interpretações coloridas de poemas, como se a informação não passasse de meros pixels em uma tela ou pontos no papel.

2 Comments to "O que são os QR Codes?"
  1. FreeBSD VPS disse:

    O QR code existe desde 1994 e foi criado por uma empresa japonesa chamada Denso-Wave que o utilizava para identificar pecas da industria automobilistica.

  2. Hosting disse:

    O processo de identificacao de produtos sofreu uma revolucao com a invencao do conhecido codigo de barras. O QR Code consiste de um grafico 2D de uma caixa preto e branca que contem informacoes pre-estabelecidas como textos, paginas da internet, SMS ou numeros de telefone.

Deixe um Comentário